sexta-feira, novembro 04, 2005

Cluedo - O jogo do crime

Há já bastante tempo, num fórum oficial para fãs de Agatha Christie (http://www.agathachristiechat.net/frameset.html) foi feita uma questão por um dos participantes... como tinha começado o interesse de cada um dos fãs pela ficção da Rainha do Crime? Cada um começou a descrever a forma como havia obtido o seu primeiro livro da autora, quem lho emprestou, quem lho aconselhou, etc. Mas rapidamente se chegou a uma conclusão bastante clara. A maioria dos fãs começou a desenvolver o interesse pelo whodunnit antes ainda de ler o primeiro policial de Christie. Lembram-se de um famosíssimo jogo de tabuleiro chamado Cluedo? Quem não se lembra?! É um jogo fantástico, óptimo para todas as idades. Tinhamos uma lista com o nome dos suspeitos, de possíveis locais do crime e de possíveis armas, e cada um de nós tinha várias cartas com imagens. Dentro de um envelope, estavam escondidas 3 cartas: a do assassino, a do lugar e a da arma. O objectivo era irmos eliminando hipóteses até adivinharmos quem tinha assassinado o Dr. Neves (na versão que eu sempre conheci era esse o nome da vítima), em que local da casa e que arma tinha utilizado. Se ninguém tivesse provas (as cartas) que contrariassem o nosso palpite verificariamos as cartas do envelope e ganhavamos o jogo (a menos que alguém fizesse batota ou se enganasse, claro).
O sucesso do jogo foi tão grande em todo o mundo que nos anos 80 foi feito um filme (girissimo, aliás!) inspirado no jogo e nas suas personagens.
E, na verdade, muitos anos antes de ler And then there were none, já eu jogava horas a fio ao Cluedo, o célebre jogo do crime.
Aqui deixo um link para os fãs do jogo ou para quem quiser saber mais sobre o Cluedo: http://www.cluedofan.com/