sábado, outubro 29, 2005

O próximo Poirot...

Desde o final dos anos 80 que não é feita qualquer adaptação cinematográfica de qualquer livro de Agatha Christie (o último filme a ser feito terá sido, salvo erro, Appointment with death -Morte entre as ruínas - cujo resultado final se revelou bastante negativo, apesar das presenças de Sir Peter Ustinov e Lauren Bacall). A partir dos anos 90 a Granada presenteou-nos com as excelentes séries de Hercule Poirot, com David Suchet no papel do pequeno detective belga, e que actualmente podemos adquirir em DVD. Mas resta a dúvida... estamos tão habituados a ver Suchet como o genuíno Poirot... e depois de Suchet, quem lhe sucederá?
O mesmo aconteceu com aquela que deu vida à personagem de Miss Marple nas séries da BBC dos anos 80, Joan Hickson. Era ela a genuína Miss Marple! Mas a velha senhora faleceu. Há cerca de um ano a ITV comecou a produzir uma nova série de episódios, com uma nova Miss Marple, Geraldine McEwan. Bem... foi o caos total! Logo no primeiro episódio, o The Body in the Library (Cadáver na Biblioteca) decidiram logo mudar a identidade do assassino, tornar algumas personagens homossexuais (porquê?) e... bem, aquela não era de forma nenhuma a Miss Marple, aquela velhinha tinha demasiada genica! Por acaso tive a oportunidade de ver esse episódio que passou na RTP já há alguns meses. Chegou a ser feita uma petição na internet para esses episódios não serem feitos devido às mudanças espatafúrdias dos verdadeiros argumentos. Mas foram... e quem viu os seguintes garante que não foram tão maus como o primeiro. Felizmente! Mas quando imagino a Miss Marple é Joan Hickson que visualizo na minha mente, e nunca Margaret Rutherford, Angela Lansbury ou Geraldine McEwan.
Voltando a Poirot... já tivemos Tony Randall, Albert Finney e Sir Peter Ustinov (não, nem me vou dar ao trabalho de mencionar Alfred Molina na horrorosa adaptação moderna de Crime no Expresso do Oriente)... temos Suchet há mais de 15 anos... e depois de Suchet? E se decidissem fazer agora uma adaptação para cinema e Suchet recusasse o papel? Conseguem imaginar alguém? Aguardo sugestões...