quinta-feira, outubro 27, 2005

O pior de Dame Agatha Christie


Quando perguntam a um fã dos livros da Rainha do Crime qual o seu livro preferido da autora as respostas não variam muito... seguramente And then there were none (Convite para a morte), Murder on the Orient Express (Crime no Expresso do Oriente), Death on the Nile (Morte no Nilo), The murders of ABC (Os crimes de ABC), 4.50 from Paddington (O estranho caso da velha curiosa) ou The murder of Roger Ackroyd (O assassinato de Roger Ackroyd) são as respostas dadas com mais frequência.
Na maioria dos casos, quando se pergunta qual o livro da autora que menos gostam, as respostas também não variam muito: Elephants can remember (Os elefantes não esquecem) e Postern of fate (Morte pela porta das traseiras) são por norma os primeiros a ser referidos.
As minhas respostas não variariam muito também, especialmente no que diz respeito à segunda questão. No entanto, em relação à primeira das questões, gosto sempre de referir, como um dos meus livros favoritos, um livro do qual não se fala muito mas que, no entanto, considero brilhante: After the funeral (Os abutres). Mas, naturalmente, se tiver que optar apenas por um livro...já sabem a minha resposta... And then there were none :)!

1 Comments:

Blogger Nuno Sobral said...

Após ter lido 74 títulos de Agatha Christie, penso que as suas melhores obras são O Assassinato de Roger Ackroyd, Um Crime no Expresso-Oriente, Cartas na Mesa, A Ratoeira e Cai o Pano.
Provavelmente são estes os que apresentam uma solução mais inusitada tendo em vista o percurso da autora. Não vou explicitar aqui, pois isso trairia as expectativas de um possível futuro leitor. Porém, chegada a última página, mesmo quem for mais experimentado não fica indiferente à solução arquiectada para o enigma.
Em outros casos, notamos que existem soluções paralelas que um ávido admirador de Agatha Christie poderá antecipar em obras que ler futuramente (vide, a título de exemplo Peril at End House e The Mirror Crack'd from Side to Side).
Os piores, do meu ponto de vista são Passageiro para Frankfurt e Morte pela Porta das Traseias (Postern of Fate). Porém, Passageiro para Frankfurt merece destaque pelo facto de apresentar uma solução muito sui generis, que parece nada ter a ver com o ponto de partida do enredo.
Convite para a morte tem sido por muitos apontados como um dos melhores. Sinceramente, li-o há cerca de 15 anos e tenho que confessar que fiquei um tanto decepcionado. Aquela história do assassino ter um elástico preso à arma para que, no momento em que caísse, a mesma fosse projectada para outra divisão da casa, custou-me um pouco a aceitar. Talvez tivesse gostado mais do livro se não me tivessem criado tanta expectativa.
Sobre Os Abutres, tenho que dizer que acho o romance delicioso. A passagem em que é descoberta a pessoa responsável pelo crime é inesquecível e não deixa de apresentar alguma dose de humor...

terça-feira, 22 julho, 2008  

Enviar um comentário

<< Home