domingo, outubro 30, 2005

Who REALLY killed Roger Ackroyd?

A discussão em torno de "O assassinato de Roger Ackroyd" já dura há muitas décadas (já não falta muito para completar um século!). Muitos leitores confessaram sentir-se defraudados ao serem confrontados com a solução final que Poirot apresenta para o mistério. Defraudados, enganados pela autora :)!
Eu, pessoalmente, achei brilhante! É um daqueles livros que mal chegamos à última página voltamos automaticamente aos primeiros capítulos... para confirmar... mas não quero criar aqui um spoiler para quem eventualmente não o tenha lido.
Mas muitos não querem acreditar. Acreditam que o assassino (ou assassina; naturalmente não vou revelar o sexo do criminoso ;) ) não é aquele que Poirot acusa. Poirot ter-se-á enganado pela primeira vez? Na minha modesta opinião... não me parece! Mas todas as hipóteses podem ser analisadas. Um pouco espantada perante as dúvidas dos mais incrédulos e cépticos leitores, comprei há algum tempo atrás um livro precisamente sobre esta temática, Who killed Roger Ackroyd?, de Pierre Bayard. Não mudei a minha opinião de forma alguma, mas diverti-me imenso a pensar em todos os que sentiram enganados pela grande rainha do crime. Por alguma razão foi este o livro que a tornou famosa... ;)