quarta-feira, novembro 02, 2005

Venha quem vier...

O primeiro livro que li de Agatha Christie foi, como já referi em posts anteriores Convite para a morte (And then there were none) e o livro seguinte foi Matar é fácil (Murder is easy). Vinham juntos, num volume da colecção Vampiro Gigante. Foi precisamente nessa altura que saíu no Círculo de Leitores uma colecção com cerca de 12 volumes da autora, que os meus pais adquiriram. Eu via a prateleira a encher aos poucos mas não sabia muito bem o que ler a seguir. Não sabia muito sobre as personagens, sobre os detectives... só sabia que tinha lido Convite para a morte e tinha adorado, e que Matar é fácil me tinha agradado bastante também. Então pus-me a ler as capas dos livros..."humm Poirot?! Esse homenzinho não é muito irritante?", pensei na altura. Mas foi precisamente um livro de Hercule Poirot que eu escolhi, O Natal de Poirot. Algumas pessoas reunidas numa casa... tive alguma esperança que, de certa forma, se assemelhasse a Convite para a morte. Adorei O Natal de Poirot, adorei o desfecho, para mim surpreendente, adorei o próprio Poirot! Passei a escolher apenas os livros com Poirot. Mas a coleccção não era assim tão grande e na estante foram ficando esquecidos Um cadáver na biblioteca, O estranho caso da velha curiosa e Encontro em Bagdad. Confesso que não sentia grande vontade de os ler. Mas, eventualmente, acabei por pegar num livro com Miss Marple. E adorei também!
Se por acaso leram Morte pela porte das traseiras, aquele que é considerado o pior livro da escritora, não deixem, por esse mesmo motivo, de ler O adversário secreto, o primeiro livro com a dupla Tommy e Tuppence. Não deixem de ler Noite sem fim, Matar é fácil, Encontro em Bagdad ou À saúde da morte simplesmente porque o vosso detective preferido não entra no livro. Experimentem... vão ver que não dói nada! :)
O meu preferido será sempre Hercule Poirot, não o vou esconder, mas tenho sempre um lugarzinho para a doce Miss Marple, para o Superintendente Battle, para os aventureiros Tommy e Tuppence ou... venha quem vier!