quinta-feira, dezembro 01, 2005

Desyat negrityat (1987)




Eis algumas imagens daquela que é, na opinião de muitos (incluindo a minha!) a melhor adaptação de sempre de Convite para a morte (Ten little niggers/Ten little Indians/And then there were none). O filme russo data de 1987 e consegue captar como nenhum outro todo o ambiente que é descrito no livro. Como já tive oportunidade de referir neste blog, comprei o DVD de zona 0 na Amazon Americana há cerca de meio ano. O DVD traz legendas em inglês mas suponho que quem fez a legendagem não deve ser um grande perito na língua inglesa. Ehehehe! Mas vale a pena, acreditem! A adaptação está realmente muito fiel ao livro, tanto na caracterização das personagens, como na tensão que se faz sentir na ilha... ouvimos as gaivotas, sentimos o medo daqueles que temem ser a próxima vitima, daqueles que vivem perseguidos pelo sentimento de culpa. Brilhantes as cenas em que Vera recorda Cyril e Hugo! :) Tal e qual como eu sempre imaginei! Claro que nas versões cinematográficas anteriores Vera tinha sido acusada de matar o seu cunhado... e estava inocente!
Algo que me deixou também bastante contente foi o final do filme. É que esta é a única das adaptações que mantém o final original do livro :)! Ninguém fica vivo!
Mais um pequeno pormenor... algumas mortes são um pouquito mais violentas do que eu esperava, particularmente a de Anthony Marston, que aparece numa das fotos acima publicadas. Mas o homem tinha necessidade de cair para cima da mesa e cortar a cara toda nos copos que partiu com a queda? Não bastava o cianeto?
E outro pormenorzinho... a cena de sexo entre Vera e Lombard... Agatha não teria gostado, mas isto já não foi novidade para quem assistiu às versões de 1966 e de 1974, não é verdade?

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

muito bom o blog
gostaria de saber aonde e como conseguiria ver esse filme e o "assassinato no oriente express"

grato


pedro_3000@terra.com.br

sábado, 12 julho, 2008  

Enviar um comentário

<< Home