segunda-feira, novembro 07, 2005

Imitando os crimes de Agatha

Nunca pensaram, ao ler um livro de Agatha Christie, que cometer semelhante crime seria praticamente impossível? Nunca pensaram que um criminoso na vida real escolheria um método mais simples e teria mais cuidado do que determinado assassino de determinado livro? É que alguns assassinos arriscam-se um pouquito demais! O primeiro que me está a vir à mente, neste preciso momento em que escrevo, é o assassino de Cartas na mesa (Cards on the table). É que é preciso ter cá um sangue frio para cometer um assassinato no decorrer de um jogo de bridge! :) Mas, como eu já quis aqui frisar, a intenção da rainha do crime não era escrever sobre terríveis mentes criminosas, mas sim presentear-nos (e deliciar-nos) com magníficos puzzles que contribuem em grande escala para o exercício das celulazinhas cinzentas de cada um de nós.
O que eu nunca pensei foi que alguém tivesse a infeliz ideia de copiar o método de algum assassino de um dos seus romances policiais. Mas pelos vistos aconteceu (talvez tenha sido pura coincidência, em algum dos casos, mas...)!
- Em 1981 ocorreu na Alemanha Ocidental um crime muitíssimo semelhante ao de Um crime no Expresso do Oriente!
- Já por mais do que uma vez o método utilizado em O cavalo pálido foi copiado, e numa das vezes foram várias as vítimas!
- Em 1979, na Carolina do Norte, foi descoberto um crime muito semelhante ao terrível crime de Crime Adormecido!
A Dame Agatha deve ter dado muitas voltas no seu caixão :(.

1 Comments:

Blogger joãoGonçalo said...

o romance policial nunca conseguiu criar grandes raízes, se compararmos com a Inglaterra. talvez por isso seja louvável que alguém crie um blogue dedicado só ao policial.

parabéns!!

segunda-feira, 07 novembro, 2005  

Enviar um comentário

<< Home