terça-feira, novembro 08, 2005

Enid Blyton

Este nome... diz-vos alguma coisa? Suponho que sim. A mim diz-me muito mesmo! Foi o nome que eu vi escrito em centenas de livros que devorei avidamente, como mais tarde viria a devorar os livros da rainha do crime. Os cinco, o Clube dos Sete... os meus preferidos eram os da "Colecção mistério", com o Gordo, o Filipe, o Luis, a Margarida, a Bé e o cão, o Pet (Ena! Ainda me lembro dos nomes dos "cinco descobridores e o seu cão"!). Havia o polícia, o Sr. Goon, que era muito gordo e andava sempre de bicicleta pela aldeia a gritar "Arreda!" às crianças. O pobre bem se esforçava mas os miúdos acabavam sempre por desvendar os mistérios antes dele.
Alguns dos mistérios eram verdadeiros "whodunnits"! Uma delícia para as crianças numa época em que havia apenas dois canais na TV e os computadores mais avançados eram os Spectrum (refiro-me aos anos 80, mas Enid Blyton falecera em 1968 e antes dos anos 80 já tinham sido vendidos mais de 60 milhões de livros da autora traduzidos para cerca de 70 línguas.) Claro que quem nasceu nas décadas anteriores à minha nem o acesso aos Spectrum tinha! Mas julgo que mesmo que tivesse nascido na era das Playstations e companhia, se tivesse conhecimento dos livros de Blyton, não haveria jogo de Playstation que me roubasse a atenção de um bom mistério, fosse dos cinco, dos sete, ou dos cinco descobridores e o seu cão!

1 Comments:

Blogger Karla said...

Olha do que tu te foste lembrar!!!

Eu era mais os cinco e os colégios internos. Os sete não me puxavam tanto e dos cinco descobridores e o seu cão tinha poucos. Mas A-DO-RO Enid Blyton!

terça-feira, 08 novembro, 2005  

Enviar um comentário

<< Home