domingo, abril 09, 2006

Diálogos inesquecíveis :) - O Mistério dos Sete Relógios

Lorde Caterham estava confortavelmente instalado a ler um catálogo da próxima venda de edições raras e ficou muito surpreendido ao ver Bundle.
- Nem mesmo tu conseguias ir a Londres e vir, neste espaço de tempo.
- Não estive em Londres- respondeu Bundle. - Atropelei um homem.
- O quê?
- Só que, de facto, não foi bem atropelamento. Morreu de um tiro.
- Como é possível?
- Como é possível não sei, mas é a verdade.
- Mas o que te levou a disparar contra ele?
- Não disparei contra ele.
- Não devias disparar contra as pessoas - admoestou-a Lorde Caterham. - Na minha opinião, não devias fazer isso. Algumas estão mesmo a precisar, mas mesmo assim só se arranjam sarilhos.
- Já lhe disse que não disparei contra ele.
- Bom. Então quem foi?
- Ninguém sabe - repondeu Bundle.
- Que disparate! - exclamou Lorde Caterham. - Um homem não pode receber um tiro e ser atropelado sem se saber quem o fez.
- Não foi atropelado - contrapôs Bundle.
- Pensei que o tivesses dito.
- Disse que pensei tê-lo feito.
- Um furo de pneu, presumo - prosseguiu Lorde Caterham. - Produz um ruído semelhante ao de um tiro. É o que dizem os romances policiais.
- Não se pode falar consigo, pai. E não o acho com miolos de coelho.
- Tenho toda a razão - disse Lorde Caterham. - Vens ter comigo e contas uma história inconcebível de homens atropelados, atingidos a tiro e sei lá que mais e, depois, ficas à espera que eu apanhe o fio da meada, como que por magia.



Agatha Christie, O Mistério dos Sete Relógios, Capítulo VI, Círculo de Leitores, 1989