sexta-feira, dezembro 23, 2005

Christmas Pudding

Na última aula que dei antes das férias de Natal decidi falar sobre as tradições do Natal em Inglaterra e os miúdos adoraram :)! Como não podia deixar de ser falei-lhes do Pudim de Natal, tão apreciado em terras de Sua Majestade, o Christmas Pudding. Eles deliraram quando lhes falei da flor de prata (quem a encontrasse ficaria solteiro), do anel, do dedal, a moeda, quando lhes contei acerca da tradição de cada pessoa da casa dar a sua mexedela na massa do pudim e pedir um desejo... de repente todos queriam fazer um pudim de Natal em casa e pedir muitos desejos e todos desejavam também que lhes calhasse o anel (seriam os primeiros a casar)! :)
Praticamente tudo o que eu sei sobre o Christmas Pudding aprendi com Agatha Christie no seu conto A Aventura do Pudim de Natal. (Lembram-se que a flor de prata calhou a Poirot?) E desta vez a Rainha do Crime foi-me realmente muito útil ;)! Aqui deixo a receita para os apreciadores.
Pudim de Natal
Tempo de preparação: 2 h. 40 min.
Grau de dificuldade: Difícil
Ingredientes (para 6 pessoas):
100g açúcar mascavado,
100g banha, 6 colheres de sopa Brandy, 0,5 colher de chá canela em pó,100g farinha, raspas de laranja q.b., raspas de limão q.b., 75g miolo de amêndoa, 0,5 colher de chá noz-moscada, 2 ovos, 75g pão ralado, 175g passas, 100g pêssego,175g sultanas, sumo de limão q.b.
Preparação:
Numa tigela misture os pêssegos com as passas, as sultanas, o miolo de amêndoa, a raspa da laranja, a raspa e o sumo de limão. Para uma outra tigela peneire a farinha e junte a canela, a noz-moscada, o miolo de pão, a banha e o açúcar mascavado. Deite os ovos e misture bem. Adicione a este preparado os frutos secos, mexa, tape e deixe em repouso até ao dia seguinte. Unte com manteiga uma forma de pudim. Junte à massa o brandy e deite na forma. Leve o pudim a lume brando, em banho-maria, e deixe que ele coza durante umas 2 horas. Uma vez cozido, deixe que o pudim arrefeça completamente e desenforme-o. Na hora de levar para a mesa flameja-o. Para tal, leve um pouco de brandy ao lume dentro de uma concha de sopa. Puxe o fogo ao brandy e deite-o cuidadosamente sobre o pudim.
Receita retirada do seguinte site:

3 Comments:

Blogger nihil said...

não resisto a perguntar, fizeste o pudim??? ;-)))

quinta-feira, 29 dezembro, 2005  
Blogger Patsy-Nana said...

Não! :) Para mim os pudins quanto mais simples melhor! Nada como o pudim El Mandarim! Ehehehe! Ou então o pudim de copo: um copo de leite, um copo de ovos e um copo de leite! Bate-se e vai a cozer em banho-maria. É fácil, rápido e toda a gente gosta! ;)

quinta-feira, 29 dezembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Excelente blog, esse seu! Amo Agatha Christie, e sua página foi perfeita para quem está até fazendo um projeto de gibi baseado em contos dela. Só uma pergunta: o que são sultanas? Da receita do pudim...

^.~

PS: espero que não se importe de minha escrita parecer um pouco estranha, não sou de Portugal, sou do Brasil.

quarta-feira, 07 fevereiro, 2007  

Enviar um comentário

<< Home