sexta-feira, dezembro 23, 2005

8 Mulheres



"Anos 50, uma casa burguesa do campo: aproxima-se a celebração do Natal. Mas uma tragédia acontece: o dono da casa é assassinado. Oito Mulheres próximas da vitima estão presentes e uma delas é obrigatoriamente a culpada. Mas qual delas? Começa então uma longa jornada de inquérito, feita de disputas, traições e revelações, onde nos apercebemos que cada uma tem os seus motivos e guarda segredos insuspeitos. A verdade virá ao de cima, cruel e trágica, fazendo cair as máscaras e as aparências." - Sinopse retirada da capa do DVD.
Revi ontem 8 Femmes e desta vez ainda gostei mais do filme do que da primeira vez que o vi. "Uma delas é a culpada...mas qual?" Muitos não gostam do filme de Ozon devido à teatralidade que assume desde o primeiro momento. Mas é precisamente essa a ideia com que o espectador fica: não está a assistir a um filme mas sim a uma peça de teatro. Até o próprio espaço, reduzido, pode ser visto como um palco. Alguma dúvida que é essa a ideia? Quando as actrizes dão as mãos, na cena final, e se viram para a plateia, qualquer dúvida ficará dissipada, suponho. É um policial, é um musical, é uma comédia teatral... mas é muito mais do que isso! Os confrontos, os momentos de tensão entre as grandes actrizes francesas são impecáveis...Catherine Deneuve, Isabelle Huppert, Emmanuelle Beart... o guarda-roupa, as cores... são uma delicia para os olhos. Eu gostei...muito! Não é obviamente "Agatha Christie" mas não é o que se pretendia que fosse!!! E muitos provavelmente não viram ou não gostaram pelo simples facto de ser um filme francês!

1 Comments:

Blogger Inês Sousa Almeida said...

Não gostei do filme... Todas aquelas danças... buh... gostei muito mais do Crime no Expresso do Oriente e da Morte no Nilo, com o Monsieur Hercule Poirot... : P

terça-feira, 28 fevereiro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home