segunda-feira, outubro 30, 2006

Morreu o Inspector Varatojo - RIP


Artur Varatojo e a Rainha do Crime

Morreu no passado sábado, aos 80 anos, o economista e advogado, Artur Varatojo. O funeral realiza-se hoje, às 16h00, no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.
Biografia retirada do site oficial de Artur Varatojo: http://www.esquilo.com/varatojo/ :
Artur Varatojo nasceu em Lisboa, na freguesia de Santa Catarina em 21 de Agosto de 1926.
Em 1949 completa a sua licenciatura em Economia e Finanças pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras. Mais tarde, em 1976 licencia-se, também, em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa. Em 1985 obtém o Curso Superior de Medicina Legal.
É membro do Mystery Writers (USA) e da Sociedade Internacional de Criminologia. Sócio Agregado da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa.
Actualmente exerce a profissão de advogado mas é como um profundo estudioso de criminologia e de assuntos de técnica policial que se tem destacado ao longo das últimas décadas. Na sua intensa actividade nesta área, existe sempre uma pergunta no seu espírito: Qual a razão que leva um homem ou uma mulher a cometer um crime? Descobrindo-a poderemos evitar futuros crimes?
No seu modo de se expressar, Artur Varatojo, é um comunicador de excepção, e na sua essência como ser humano, um filósofo do crime.
A par de uma profícua actividade literária com vinte e duas obras editadas tem colaborado com regularidade em todos os meios de comunicação social, seja na Rádio, na Televisão ou na imprensa escrita. Desde há dezassete anos escreve uma crónica semanal no vespertino “A Capital” e manteve, com a mesma periodicidade, durante nove anos colaboração na “Telejogos”.

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Era eu bem pequena quando comecei por ler as crónicas de Varatojo na "Telejogos" na casa da minha avó.

Resta desejar um bom descanso ao impulsionador português de policiais.

Aproveito a oportunidade para parabenizar este blog. É agradável ver que somos muitos!! E pedia, por favor, que me esclarecesse umas dúvidas...

1) Além de "Evil under the sun" e "Death on the Nile", houveram outros filmes com Peter Ustinov no papel de Hercule Poirot?

2)Com ideias de comprar uns DVDs dos contos de Agatha Christie, entrei na fnac. Fui "bombardeada" por imensas alternativas; qual, na sua opinião, a série DVD indispensável para o bom admirador das suas obras?

3)O livro Curtain - the last case of Poirot não foi lançado em Portugal? Pela ASA?

Obrigadíssimo pela atenção, torno-me uma visitante assídua.

CosmoGirl

segunda-feira, 30 outubro, 2006  
Blogger Patsy-Nana said...

Bem-vinda ao meu humilde convite! É sempre bom encontrar mais um fã da grande rainha do crime :).
Em relação às questões:

1)Sim. Dead Man's Folly (não sei o título português do livro porque apenas possuo o original), Three-Act Tragedy (Tragédia em Três Actos) e Thirteen at dinner (A morte de Lorde Edgware). Já foram lançados em DVD nos EUA por isso julgo que dentro de alguns meses estarão disponiveis para região 2

2) Pergunta dificil... indispensável, acho eu, é ver um pouco de tudo. Mas claro... como Miss Marple, para mim, não há ninguém como Joan Hickson. O que não faz com que deixe de ver as adaptações de Geraldine McEwan (a Miss Marple mais recente) e de Margaret Rutherford. Mas a genuína é Hickson, sem dúvida. Há muita gente que não gosta de Tommy e Tuppence. Eu gosto, mas não são os meus favoritos. Quanto à colecção Crimes Misteriosos, como já disse adorei O mistério dos Sete relógios e Perguntem a Evans, mas detestei o À saúde da morte (só comparável à horrivel adaptação moderna de Um Crime no Expresso do Oriente com Alfred Molina no papel de Poirot. Claro que há várias caixas com o sempre fiável David Suchet, sempre uma delícia. Depende realmente muito do seu gosto. Mas um conselho (para todos, aliás)... não deixem de ver a magnifica adaptação russa de Convite para a morte da qual já falei há uns meses atrás.

3)Não sei realmente; mas poderá tentar encontrar o último caso de Poirot em algum volume perdido da colecção Vampiro Gigante (bem mais económicos e ainda se encontram em algumas livrarias)

Qualquer dúvida que tenha não hesite em colocar. Tenho o máximo prazer em tentar de alguma forma ajudar :).

segunda-feira, 30 outubro, 2006  
Blogger Patsy-Nana said...

Esqueci-me de mencionar Appointment with death (Morte entre as Ruinas na minha tradução portuguesa), a última adapatção de um romance de Christie feita para cinema (1988, salvo erro) com Sir Peter Ustinov também no papel de Poirot.

quarta-feira, 01 novembro, 2006  
Blogger Klatuu o embuçado said...

Um grande senhor! Não é por acaso que a blogosfera nacional lhe presta homenagem.

Cumprimentos.

segunda-feira, 06 novembro, 2006  
Blogger Doces Momentos said...

Andei a visitar o teu blog e gostei muito.
Tambem és aveirense como eu.
Beijo doce

quarta-feira, 24 janeiro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Cheguei aqui através do forum do Mistério Juvenil.É pena esta página estar em "pousio". Continue.

sexta-feira, 11 maio, 2007  
Blogger Divinius said...

Bonito blog muito bem*)

segunda-feira, 09 julho, 2007  
Anonymous Anónimo said...

bom blog..
bons textos...

sou nova aqui...

se puder venha ao meu blog, leia o meu texto e comente...

cumprimentos

domingo, 09 março, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Dentro del programa de TV "Selecçao Policial", RTP, entrevistó en 1964 a Roger Moore, el televisivo Simon Templar.

terça-feira, 04 agosto, 2009  

Enviar um comentário

<< Home